Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Usando o plugin Dyn3 Expander/Gate no Pro Tools

Vou falar um pouco sobre gates no geral e mostrar como usar o Dyn3 Expander/Gate.

 O que é um (noise) Gate?

Um Gate ou Noise Gate é um dispositivo que controla a amplitude, volume, de um sinal de audio atenunado o sinal que ele fica abaixo de um valor de referência, o "threshold".

Ele é bastante útil em uma DAW (Digital Audio Workstation) para remover o ruído gerado por cabos, eletricidade, ruídos do ambiente com ar condicionado, dimmers, ou mesmos ruídos de perfomance como as mãos de um guitarrista deslizando sobre as cordas ao mudar de acorde. E também, remover sons indesejados de uma bateria ou qualquer outro microfone durante uma sessão ao vivo.

Gostaria de resaltar que podemos ver, o termo Gate pode ou se referir a ruído (Noise), por isso que coloquei entre parênteses no título.

Adicionado o plugin a uma faixa


Primeiro se certifique que você esteja visualizando os Inserts da faixa que você deseja adicionar o plugin clicando no menu Edit view e marcando a opção Inserts:





Então na caixa de Inserts clique em plug-in > Dynamics > Dyn3 Expander/Gate (mono).



Abrirá a janela do plugin:


No centro da janela temos a função de transferência,  onde temos no eixo X o sinal de entrada e no eixo Y o sinal de saída.

Vamos analizar as opções que nós temos nesse plugin. Como em qualquer noise gate temos alguns parametros comuns que devemos conhecer:

Input Level: em dB, é o nível de entrada do sinal, o wave que está registrado na faixa.
  • Threshold: em dB, gatilho, é nivel de sinal necessário para o Gate abrir e deixar o áudio passar.
  • Attack: em milisegundos, velocidade com que o Gate abre.
  • Hold: em milisegundos, tempo que o Gate fica aberto após o sinal cair abaixo do threshold.
  • Release: tempo que o
  • Ratio: relação entrada:saida quando o sinal fica acima do threshold.
 Aqui temos gráfico de referência sobre cada um desses parâmetros:

  
 Vamos ver mais detalhadamente o que cada parâmetro realmente significa.

Thresh or Threshold


O Gate, "portão" se traduzido literalmente, é fechado e o sinal não passa toda vez que o nível da entrada ficar abaixo do Threshold. Esse dado é fornecido em dB e serve para definirmos o volume mínimo que queremos que o plugin permita passar. 

Ajustar esse parâmetro vai depender muito do instrumento que foi gravado e como ele foi gravado, por isso é muito difícil estabelecer presets para um noise gate. Se quisermos remover o ruído de um captador single coil por examplo, provavelmente vamos usar um valor bem baixo, mas se quisermos remover uma caixa que vazou no microfone do bumbo da bateria, com certeza usaremos volumes mais altos. 

Em todos os casos, devemos estudar o medidor da entrada, na esquerda, e deixar que ele ajude nos a determinar qual é o melhor valor para esse parametro. O regra básica é que sempre deve estar abaixo do sinal que queremos e acima do sinal que queremos filtrar.

Range


Range ou Depth, define o total de ganho que será aplicado ao sinal abaixo do threshold. Um Range de -20dB significa que o sinal abaixo do threshold vai ser atenuado em 20dB. Se quisermos que o sinal abaixo do threshold seja totalmente removido, devemos usar -80dB de atenuação. Considerando a situação abaixo:


Todos sinais abaixo de -20.9dB vão ser mutados: range de -80dB. Já na situação seguinte:



Todos os sinais entre -20dB e -30dB vao ser mutados (-20 threshold + -10 range), os sinais abaixo de -30dB e acima de -20dB continuarão audíveis. No gráfico fica mais fácil de entender.

Repare nessa outra figura, que com um Range de 0dB não há atenuação, e tudo o que entra será enviado sem alteração para a saída:


Attack


 O ataque controla a velocidade com a qual o gate abre. Normalmente é dada em milisegundos. Por exemplo, se o range for ajustado para -10dB, o ataque define quanto tempo o gate leva para ir de -10dB a 0B quando o threshold for disparado.

Release


Determina a velocidade que o gate fecha. Com o range em -80dB (mutado), o release define o tempo que o ganho leva para retornar a -80dB quando o sinal fica abaixo do threshold.

Hold


Uma vez que o sinal cai abaixo do threshold, o Hold define o tempo (em milisegundos) que não haverá redução de ganho após o release.Isso serve para não preservarmos um pouco do release natural do instrumento.

Ratio


Define quanto o volume vai ser reduzido quando o threshold for excedido. Por exemplo, se mantivermos o ratio em 6:1, quando o threshold for excedido em 6dB somente 1dB vai passar. Nesse ponto o nosso Gate está atuando como compressor. Com um ratio acima de 10:1, muitos produtores já consideram que o Gate está atuando como Limiter.

 Look Ahead


O que o look ahead faz é analizar o audio antes de ele chegar ao compressor, informando o gate antecipadamente que tipo de sinal está vindo.

Side Chain


O Side Chain permite você usar um segundo parâmetro para determinar quando o gate abre ou fecha. No nosso caso, nós podemos definir uma frequência para ativar o gate.



Você pode usar os filtros (notch, high and low pass) para encontrar a frequência ou faixa que você quer que seja usada para acionar o gate. É muito útil quando queremos que o gate reaja a uma certa nota, corda, ou peça da bateria que foi tocada.

O botão de 'audition', permite ouvirmos exatamente a mesma coisa que o side chain está filtrando e usando como gatilho para o gate.

Mais adiante, falarei mais sobre esse fantastico recurso.

Por hoje é só pessoal.

Um comentário: